Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI), é uma tecnologia utilizada no gerenciamento de negócios para possibilitar insights e auxiliar nas tomadas de decisão de uma empresa, obtendo maior precisão.
Para isso, ele realiza a coleta de dados, tanto internos (prazos, metas, fluxo de produção etc), quanto externos (cenário econômico atual, concorrência, entre outros), posteriormente organiza e analisa esses dados, e ainda possibilita seu compartilhamento e monitoramento. Com tantos pontos de busca e grande quantidade de dados geradas atualmente, o Business Intelligence, tem como objetivo justamente facilitar a leitura e interpretação dessas informações. Dessa forma, são identificadas oportunidades e possibilidades de desenvolvimento de novas estratégias.
Porém, vale lembrar que o Business Intelligence não é um software ou programa pronto. Sendo assim, é necessário o uso de alguma ferramenta para que o BI funcione através dela.
O passo a passo para começar a usar o Business Intelligence começa um pouco antes, com uma preparação:
Analise sua empresa: é necessária uma análise dentro da sua empresa para conhecer melhor suas prioridades e quais são suas demandas. Assim, não há perda de tempo em projetos que não aparecem em primeira instância.
Planeje: feita a análise da empresa, fica mais fácil focar nos principais parâmetros que o Business Intelligence deve analisar e quais funcionários irão participar do processo. Além disso, é bom estipular os recursos e o tempo para a implantação do BI.
Reaproveite as ferramentas: algumas ferramentas e plataformas são adaptáveis à implementação do Business Intelligence, como os sistemas de ERP, e a integração delas com o novo sistema (e entre si) irá facilitar e otimizar o processo.
Como funciona o Business Intelligence?
Todo o volume de informações é armazenado em um banco de dados (Data Warehouse) para que o Business Intelligence faça a organização e análise deles. Ele monitora indicadores como custo total, margens de lucro, valores de mercado, entre outros. Assim, é possível oferecer às empresas um Dashboard com planilhas, históricos, gráficos e relatórios com base em evidências e dados encontrados. Porém, o Business Intelligence é utilizado para fazer ligação entre informações e reflete apenas o passado dos dados, mas não funciona com inteligência capaz de apontar a melhor solução e prescrevê-la. Os insights de como utilizar essas informações e a melhor tomada de decisão ficam a cargo do profissional.